LAMBRETTAS (dicas)

Nesta área estão algumas informações para quem está iniciando ou pretende adquirir uma Lambretta. Há muitos pontos a serem verificados, desde a documentação, até a calibragem dos pneus, mistura do combustível, etc.


1 - Onde adquirir uma Lambretta ?
R: Dificilmente estas raridades podem ser encontradas no comércio. A melhor maneira de encontrar uma Lambretta à venda, é conversar com os sócios do Clube. A maioria das que estão nesta sociedade foram encontradas em estado de deterioração, no interior das cidades. Há também negociantes procurando compradores.

2 - O que devo observar ao adquirir ?
R: Um dos pontos mais importantes é a documentação que deve ainda existir. Muitas vezes pode estar atrasada, o que vai exigir um pouco mais investimento para legalizá-la. Daí para frente no que se refere a mecânica, o melhor é que esteja completa, mesmo assim, talvez seja necessária a retificação de algumas peças. Não é muito difícil conseguir peças de lataria, com exceção de alguns pequenos detalhes de acabamento. Veja abaixo, um exemplo de reforma:

 

3 - Onde encontro peças ?
R: Há algumas casas especializadas em comercializar peças de Lambrettas. O contato com proprietários também ajuda. Hoje a internet possui varias paginas dedicadas ao comercio de pecas de Lambrettas de motos antigas. Veja os nossos parceiros, comente que viu o anuncio em nosso site e receba desconto especial.

4 - Qual a mistura correta de combustível ?
R: Adicionar 200ml de óleo dois tempos em 5 litros de gasolina comun. Quando da retificação do motor, é aconselhavel utilizar a mistura de 200ml para 4 litros ou menos. Óleo demais dificulta a partida, sujando a vela. Óleo de menos, causa desgaste excessivo do pistão, podendo causar até o travamento do motor.

5 - Qual a calibragem correta dos pneus ?
R: É recomendável usar 16 libras no pneu dianteiro e 32 na traseiro, proporcionando assim um bom equilíbrio entre o conforto e estabilidade.

6 - O que deve ser constantemente verificado ?
R: O proprietário de uma Lambretta deve sempre zelar pela limpeza da vela e ter uma sobressalente em bom estado no "porta-luvas". Leve sempre a chave de velas, que também serve para trocar o pneu.

7 - Quais os problemas mecânicos mais comuns ?
R: O que geralmente mais acontece é o rompimento de cabos, o motor não pega geralmente por sujeira na vela, carburador mal regulado ou problemas no platinado. Não esqueça de abastecer, o tanque de combustível tem capacidade para 7 litros.

8 - A que velocidade chega a Lambretta ?
R: Se você gosta de velocidade, sugerimos comprar uma moto de corrida, porém, o prazer de passear com um raridade dessas, certamente vai lhe trazer uma grande satisfação. Existem motores que variam de 125, 150, 175 e até 200 cilindradas, o modelo LI mais comum no Brasil, com 150cc pode chegar até 90Km.
 


História  |  Modelos  |  Dicas